O que é um domínio de site
er um domínio é item básico para se criar um site profissional para sua empresa. A URL do site é um endereço eletrônico ou o caminho pelo qual os usuários (seus possíveis clientes e parceiros) chegam até sua marca on-line. Ou seja, para conectar seu negócio com o mundo, seu site ou blog precisa de um nome próprio.
PARA QUE SERVE UM DOMÍNIO DE SITE?
Quando alguém busca sua marca na internet, ele digita no navegador (que pode ser o Internet Explorer, Google Chrome ou Firefox) o endereço do seu site. Por exemplo, o Facebook tem sua própria url, única, que é o www.facebook.com.br. Dessa maneira, é fácil chegar até ele e não se perder no meio da web.
Não existem dois domínios 100% semelhantes, apesar de alguns internautas criarem alguns que se parecem. Assim, seu domínio de site serve para identificar seu endereço on-line, sem que se confunda com outros.
COMO FUNCIONA UM DOMÍNIO DE SITE?
O domínio de site funciona como um atalho para os arquivos que estão nele. Isso porque o endereço do site, ou IP na programação, é um conjunto de números únicos e dinâmicos.
No entanto, memorizar uma sequência de números é um trabalho complicado e desnecessário. Por isso, ele é substituído por um nome mais evidente, no caso, o de sua empresa, seguido do código de hospedagem (.com.br; .com etc.).
POR QUE TER UM DOMÍNIO PRÓPRIO E PERSONALIZADO?
A marca que deseja se destacar no mercado precisa de uma URL própria e personalizada. Muitas prestadoras disponibilizam endereços gratuitos, mas, se você optar por isso, existem algumas desvantagens:
1ª: Seu domínio não será próprio, isto é, ele vem acompanhado do nome da empresa em que você hospeda seu site. Exemplo: www.seusite.dominio.com.br.
A utilização de domínios gratuitos pode ser uma opção para o empreendedor que acabou de abrir seu negócio e não tem condições financeiras de pagar por este serviço. Mas é bom ficar ligado porque isso não transmite uma imagem de profissionalismo para a marca;
2ª: As opções de personalização do seu site ficam reduzidas aos modelos padrões básicos oferecidos pela empresa de hospedagem. Isso pode ser um problema, pois os modelos têm configurações limitadas e as opções podem não ser ideais para o seu tipo de negócio;
O Google é o principal buscador da atualidade. Com um domínio próprio, a chance de você ser encontrado pelo consumidor é muito maior do que com um domínio gratuito. (Foto: Shutterstock)
3ª: Seu site fica numa posição ruim nos motores de busca, como Google, Yahoo ou Bing. Isso quer dizer que ele não estará entre os primeiros resultados quando alguém pesquisar o nome de sua empresa na internet.